Saturday, May 25, 2013

"Cansei de ir ao cinema" - Lazer Fora da Caixinha

“Todos estavam em casa. Tinha acabado de escurecer. Era uma sexta-feira. O assunto surgiu de repente. Uma surpresa inesperada. A pergunta veio inflamada e com endereço certo.

- O que vamos fazer nesse final de semana?

Parecia uma pergunta muito simples, mas um silêncio mortal se instalou na sala. Todos esperavam uma resposta do outro, mas ninguém respondia. Os milissegundos que se passaram pareciam que estavam todos fazendo uma varredura no HD mental e buscando todas as opções disponíveis. Mais ou menos assim:

Primeira Opção: Cinema! Ah, não. Não tem filmes tão bons assim. A gente já foi semana passada. E aquela fila toda? Deixa pra lá.

Segunda Opção: Restaurante. Comer fora de novo? E o que vamos comer? Hm... Pizza, sanduíche, churrasco, massas. Não, já fomos lá no mês passado. E mês retrasado também. Deixa pra lá. E no final das contas temos que controlar os gastos com comida fora de casa.


Varredura finalizada. Nada de novo e interessante foi encontrado. Shopping, filminho em casa. Aparentemente, nada de diferente para fazer. Resultado: lá vamos nós para o cinema outra vez”.

Você já deve ter passado por isso. É broxante. Sem opções para explorar. Querendo experimentar coisas diferentes. Querendo sair da Matrix. No limite das iniciativas a gente dá uma acessada no Google e põe lá “opções alternativas de lazer”. Demora quase nada e a gente percebe que as dicas são poucas e totalmente desinteressantes. Rapidinho você já fechou a janela e foi para o cinema pela décima quinta vez no ano.

Não é ruim ir ao cinema, nem ao shopping. O que estamos dizendo é que existe algo além. O ruim é sermos escravos das mesmas escolhas, e acabarmos criando hábitos que podem fazer mal para todo mundo. Nós precisamos é mirar no lugar certo. O nosso convite de hoje é propor um movimento. Isso mesmo. Fugir do conforto das mesmas escolhas. Assumir a consciência nas decisões. Nós queremos um lazer fora da caixinha. 

Desse mesmo jeito. É como nascer de novo.
As nossas decisões são influenciadas por mil coisas. Hábitos familiares, mídia, amigos e colegas. Às vezes nem percebemos que isso nos prende e não nos deixa levantar a cabeça e enxergar mais longe. Pular para fora da caixa é como vencer um paradigma. Descobrir uma nova verdade. Inventar uma nova fórmula para si mesmo.

Em nosso programa vamos buscar por algo realmente diferente e que possa unir os benefícios que listamos aqui embaixo:

    1.  Interação com novas pessoas;
    2.  Interação com a natureza;
    3.  Relaxamento.

Tem uma dinâmica que pode nos ajudar. Topa fazer? Anote em um caderno, ou no computador mesmo, as resposta para as perguntas abaixo. Nada de ficar com vergonha ou deixar para daqui a pouco.

    1. O que significa lazer pra você?
    2. Quais opções de lazer você conhece?
    3. Quais delas você pode desfrutar em sua cidade?
    4. O que te faria escolher uma opção “fora da caixinha”?

Se você se sentir à vontade, poderá nos enviar as resposta por e-mail ou colocar aqui nos comentários. Será muito bacana ver vocês se movimentando com a gente.


Aquela parte ali do óculos rosa você pode tirar, se quiser. :)
Verifiquem a segurança do local e respeitem as regras. É absolutamente normal que você se sinta deslocado e meio sem jeitão quando fizer um programa diferente. Talvez ache que não esteja no seu mundo. Mas não existe isso. É apenas um sinal de desconforto. Respeite o seu tempo de adaptação e fique tranquilo. A sensação estranha vai passar.

A nossa iniciativa trará consigo uma porção de coisas novas e legais; textos, eventos e promoções que vocês poderão acompanhar e participar por aqui ou pela nossa página no Facebook. E como sempre queremos ver as pessoas se movimentando conosco. Nossa maior riqueza é que você também saia da caixinha.

Nos vemos em breve!

10 comments:

  1. É isso mesmo! A comodidade, a mídia, a preguiça e talvez até a vergonha fazem com que a gente jogue esses "programas alternativos" para escanteio.

    Deixando isso de lado, é possível ter uma tarde super divertida ao lado de quem você ama, sem gastar muito nem sair da dieta. Quer coisa melhor?

    A iniciativa de ser feliz é nossa.

    ReplyDelete
  2. Oi gentche, cheguei!
    Sabe que adorei esse post? Olha, eu amo cinema, amo sair de casa, passear.. Mas isso é realmente uma rotina que por muitas vezes se torna chata. Esse mês, incrivelmente tem uns 10 filmes passando no cinema e quero ver todos.. Haja dinheiro! $$$ rs.
    Mas enjoa, claro que enjoa.
    Gosto muito de conhecer lugares novos, pessoas novas! Quem sabe?
    Vamos as perguntinhas..

    1. O que significa lazer pra você? Lazer pra mim é meio que se desligar de tudo, fazendo o que você gosta, estar com boas companhias e sem pensar em nada negativo.

    2. Quais opções de lazer você conhece? Cinema, Shopping, uma boa praia, um show, uma boate..conhecer lugares novos.. Tudo que te deixe offline da rotina de trabalhos.

    3. Quais delas você pode desfrutar em sua cidade? Posso desfrutar todas, mas nem sempre eu alterno.. repito, muitas vezes.

    4. O que te faria escolher uma opção “fora da caixinha”? Acho que sair da caixinha seria me levar para algo que eu nunca fiz, ou que já fiz e quero fazer de novo, diferente.. Viagens, lugares onde ninguém conhece ninguém.. Adoro!

    Enfim, falei demais.. rs

    Adoro esse projeto!
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Marina! É você quem é a fã do Nordeste? Tem muitos lugares lindos por aqui.

      Quando o lazer vira uma rotina chata e a gente não consegue relaxar e se renovar significa que está na hora de mudar.

      Muito bom poder ler as tuas resposta. É isso mesmo, poder desligar total do stress e das cobranças é muito bom.

      Recarregar as baterias para encarar novos desafios. Conhecer novas pessoas e mundos é uma experiência maravilhosa.

      Vamos em frente! Forte abraço!

      Delete
  3. Ótimo texto. Não quero passar para o lado das reclamações, mas em nossa cidade é carente de bons espaços públicos distantes do centro. É preciso se deslocar para aproveitar o parque da cidade (que não está tão convidativo), lá falta segurança, além do trânsito que enfrentamos. A massa que reside na "periferia" ou do lado de cá da cidade é carente de espaços públicos de qualidade. As poucas praças não são iluminadas ou limpas, além da poluição sonora e olfativa (cheiro de churrasco de gato). Então resta apenas cinema e shopping, quando não ficar em casa assistindo um filme que baixou pela internet.

    O desafio é procurar rotas de diversão e entretenimento que no final gere mais satisfação do que stress.

    Post muito interessante, "o comentário é mais um desabafo" de algo que já comentamos anteriormente sobre falta de espaço público e seguro para praticar corridas aqui em Cajazeiras.

    Para diversão fora da "caixa" (o que nunca mais fiz também) fico com o filme baixado. Sinto falta de sair, praticar um esporte ao ar livre, ir um parque ler, andar de bicicleta. Vou buscar fazer isso na Primavera e no Verão. Um desafio.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Débora! É verdade. Já vinhamos conversando sobre isso tem um tempinho. Nossa cidade, e principalmente os bairros do subúrbio, sofrem com a falta de infraestrutura que proporcione lazer de qualidade para os moradores. E é claro que isso afeta muito as escolhas das pessoas (trânsito, distância, transporte público) e a energia que temos que gastar para desfrutar de algo melhor é muito grande. E o que acaba acontecendo muito é o que falei no texto, somos influenciados pelo ambiente dos colegas, vizinhos e família, e também nunca desprendemos força o suficiente para fazer algo diferente.

      Vale a reflexão. As vezes a distância até o shopping é mesma da distância até a orla. E acaba até saindo mais barato. E nem sempre o lazer fora da caixinha está fora de casa. Sua abordagem é muito interessante e se encaixa perfeitamente na discussão.

      Será que não há mais formas de lazer que desconhecemos? Será que não podemos criar mais opções com colegas e amigos? Gerar novas interações com pessoas e trazer relaxamento é fundamental.

      Ficam as perguntas e esperamos poder construir e criar juntos com vocês novas opções.

      Forte abraço!



      Delete
  4. Nossa como caio sempre na rotina!
    Vou começar a refletir e ver no que posso melhorar, afinal depende de outras pessoas sim, mas sempre é bom dar uma dica legal, mudar a rotina! Neste fds fomos para um sítio, lá me sinto mto bem com a natureza! Abraço..

    ReplyDelete
  5. Acho que eu sou a pessoa mais preguiçosa do mundo pois não tenho saco pro cinema, curto mais ficar em casa com o marido e a filha, ainda mais que meu marido detesta balada. Mas percebo que vivo de rotina!!! Apesar que eu sou uma pessoa que nao vive sem rotina... ó Deus!! rsrsr


    um abraço

    ReplyDelete
  6. Oi William, vim agradecer a indicação dos vídeos, me deram uma sacudida e vou garantir que não vai ficar só nisso. Muito obrigada!

    Sobre o texto confesso que não havia pensado no assunto até então, mas tenho algumas opções fora da caixinha, tomar banho de rio, passar um dia no sítio com família e amigos, por exemplo.

    Respondendo as questões:
    1 . O que significa lazer pra você?

    Lazer é qualquer coisa que faça relaxar ou me divertir

    2. Quais opções de lazer você conhece?

    Assistir, tomar banho de rio, ler, dançar, viajar, bater papo, ouvir música, pescar, jogar e etc.
    Se forem locais: Bares e restaurantes, cinema, shopping, boates, clubes.


    3. Quais delas você pode desfrutar em sua cidade?

    Rio, Bares e Restaurantes

    4. O que te faria escolher uma opção “fora da caixinha”?
    Acho que, de certa forma, já faço isso. O principal motivo é falta de grana e de paciência mesmo. Sabe aqueles comportamentos de cidade de interior que todo mundo se concentra no mesmo local porque a 'sociedade' se encontra ali? Não tenho saco... Enfim, é isso!

    ReplyDelete
  7. Oi gato da Carol (oin, que lindos).

    Primeiro tenho que confessar. EU SOU METIDA, vi as indicações de video no blog da Gi e fui correndo assistir todos.
    Na boa, você e a Carol foram feitos um pro outro. VOCÊS SÃO DEMAIS.

    Confesso que fiquei bastante interessada no programa de vocês, e já queria ter respondido aos posts antes, mas eu preciso de calma pra isso. Fiquei uns dois dias pensando sobre as perguntas. E analisando como eu mudei, e como essas coisas mudaram na minha vida.

    Vamos as respostas?

    O que significa lazer pra você?
    Bom, pra mim lazer significa fazer algo com que eu me sinta feliz, com que faça que eu relaxe, que me divirta, que me faça sentir que eu estou "aqui pra isso", que faça eu saber a que eu vim ao mundo.

    Quais opções de lazer você conhece?
    A minha resposta pra essa pergunta é gigantesca. E cada pessoa tem um tipo de lazer diferente. Mas a primeira coisa que me veio na cabeça foi patinar, patinar faz com que eu me sinta viva e feliz. Mas existem diversas opções: Ir a shows, almoçar/jantar em algum restaurante diferene, conhece pontos turisticos, ver o nascer e o por do sol na praia, sentir o vento batendo no rosto, ir a bares, DANÇAR, jogar boliche (sou campeã, heim) e a lista é infinita.

    Quais delas você pode desfrutar em sua cidade?
    A unica que eu NÃO posso desfrutar na minha cidade é ver o poente/nascente na praia

    O que te faria escolher uma opção “fora da caixinha”?
    Ideias novas, experiências novas, sensações novas me fariam escolher um opção fora da caixinha.

    Beijocas! o//

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Sche! É isso mesmo, TUDO NOVO. Novas pessoas, novos lugares, novas sensações. Já me aconteceu de ter "lazer" no modo automático e não experimentar essas sensações que você descreveu de se sentir feliz, vivo, alegre e relaxado. As vezes nosso corpo está ali e a mente está longe.

      O que eu acho engraçado é que tem muitas pessoas que trabalham fazendo lazer e trazendo essa perspectiva de coisa nova pra gente.

      Big abraço procê!

      Delete